Inicio / Blog / Autoconhecimento / Solidão E Carência

Solidão E Carência

Existe um abismo entre solidão e carência.

Solidão existe entre o ego e o Eu.

Carência é só o sentimento de falta.

 

É um fato que a palavra solidão é um tanto quanto “pesada”, quando se houve alguém dizer que passou por uma fase de solidão ou que um amigo está se sentindo dessa forma, logo um sentimento de tristeza surge e desencadeia diversas coisas na mente de quem houve isso. É normal querermos ajudar o outro a melhorar e sair dessa, pois não queremos isso para ninguém não é mesmo.

Só que a coisa não funciona dessa maneira, é importantíssimo antes de fazer qualquer coisa para tentar ajudar o outro, entendê-lo. Às vezes essa pessoa está tentando entender mais sobre o seu verdadeiro eu, está em uma fase que não é nem solidão e nem carência e sim pode ser uma fase onde o melhor nome a se dar é solitude. Como a pessoa não entende essa sensação de vazio interno pode ocorrer de sim entrar na solidão que é um sentimento diferente desse de se estar em busca de algum sentido interno ou da vida, e por não ter alguém que já tenha passado por isso antes acaba por se “perder” dentro de si.

O amigo (a) ou familiar vendo essa situação logo começa a dar motivos para a pessoa sair dessa, e leva a pessoa para fora desse sentimento lhe dando coisas a fazer, como passear, comprar coisas diversas, se divertir um pouco, e qualquer ato que faça a pessoa esquecer onde estava antes para seguir em frente.

1276864_332555963554704_1422379079_oAcontece que esse sentimento não é uma simples carência é algo muito mais profundo. Carência é quando você acha que está nesse estado, mas não está nem perto. Quando se sente sozinho, precisando de companhia para conversar, sair, namorar, passear, se divertir, fazer sexo ou simplesmente não fazer nada, mas estar com alguém, isso é carência. Quando está se sentindo agoniado com a vida, isso é carência do que fazer. Quando se está precisando de mais trabalho ou dinheiro, isso é carência de trabalho e dinheiro. Quando está sentindo saudade de alguém que não vê isso é carência. Quando não está tendo reconhecimento no lado profissional, isso é carência. Quando está estressado com a rotina, isso é carência, carência de silêncio ou de solitude. 

Existe um abismo entre solidão e carência. Solidão existe entre o ego e o Eu. Carência é só o sentimento de falta. Saber entender essas diferenças é como retirar um fardo das costas, parece que não, mas basta entender que só pelo fato de quando você diz, “estou me sentindo só” e logo vem aquele pensamento dizendo estou carente de pessoas, vou ligar para aquele amigo ou amiga, vou fazer uma visita ao fulano ou ciclano, pode lhe tirar desse “buraco” em que estava se metendo. Já quando diz que está em solidão, já bate de frente com um penhasco e todo o inconsciente que já está programado para entrar na fase de tristeza ou depressão começa a se manifestar. Culpa; Pensamentos negativos; Auto-Sabotagem, Ganhos Secundários e etc. Tudo emerge do nada, pois já está no inconsciente a forma de manifestação para esse sentimento, o drama entra em ação e a escada que só desce aparece, e em sua mente ela é sem fim.

Então quando tiver algum sentimento de vazio interno ou externo, nunca se deixe entrar nesse aspecto da solidão, pois ela traz consigo algo mais profundo é um abismo que te leva a uma vibração muito baixa e só com ajuda poderá sair de lá. Entender que esse sentimento, o que na maioria das vezes é apenas uma carência por algo, é como se uma mola estivesse logo abaixo de seus pés e que ao perceber que a carência pode ser suprida com muito mais rapidez essa mola de solta e você sobe rapidinho. Quantas vezes já entrou e saiu dessa, sabe que é só o momento em questão, só que na maioria das vezes não sabe detectar a carência e se deixa levar pelo extremo do negativismo. Se tiver que entrar nisso entre e deixe que a limpeza seja feita, a catarse virá e limpará tudo isso, logo estará novo em folha.

Sei que algumas dessas carências podem levar um tempo maior para acontecer, talvez dias, meses e talvez anos, mas o que importa é saber identificar qual é sua carência para depois seguir em frente. Experimente se visualizar fazendo ou já experimentando esse sentimento de carência sendo preenchido, se está carente de namorado, por exemplo, imagine-se com alguém que gostaria, feche os olhos e experimente isso. Se estiver carente de trabalho ou dinheiro, imagine-se feliz em seu trabalho ou outro e prosperando com dinheiro. Só por fazer esse simples exercício e fazendo da maneira correta é claro, se sentirá muito melhor, mais animado e disposto, com confiança e vontade de seguir em frente. Seu cérebro não sabe identificar a realidade do pensamento, isso já está mais do que comprovado.

Talvez até as coisas comecem a acontecer em sua vida só pelo fato de pensar nelas, que coisa estranha não. Experimente talvez algumas coisas mudem muito mais rapidamente que antes. 😉

Quando estiver com sua vida muito “chata” e com a carência de ação em sua rotina, experimente ir a lugares onde tem mais pessoas circulando, só por estar lá as coisas mudam. Ao contrário disso vá a lugares calmos, ou simplesmente fique sozinho em seu quarto, com o computador, celular desligados é claro.

Entender a carência é uma porta aberta para se estar feliz e alegre o tempo todo, não se agarre no sentimento de falta, isso só atrairá mais falta, mais carência e por ai vai. O que resiste persiste.

Às vezes pessoas me dizem que estão se sentindo deslocadas ou desconectadas com o autoconhecimento ou espiritualidade, isso também é carência, isso acontece por que a pessoa está sempre lendo, vendo ou participando de coisas do tipo, e ao ficarem dois ou três dias sem isso já se sentem carentes por mais e mais sintonia, é o Eu que clama. Ou seja, basta entender que se “desligou ou se desconectou” para entender esse sentimento de falta, leia um livro, veja um filme, converse com alguém que está nesse caminho e a conexão volta a toda.

Você não está mau, só está sentindo falta de alguma coisa que antes tinha ou estava fazendo, ou ainda de algo que ainda não chegou para você, conecte com o presente e faça algo para mudar esse sentimento. Solidão é quando você se perde de si mesmo, está em busca de quem É e não encontra. Solitude é quando você está sozinho por querer estar ali apenas com sigo mesmo, se gostando, se amando, se conhecendo só por existir. Isso não é carência e sim uma conexão com você mesmo. É o caminho com o Todo.

 

Autor Gregóryo Franceschini

Parapsicólogo Clínico – Hipnotista – Ciêntista Mental – Professor de Autoconhecimento – Palestrante – Tecnólogo – Fundador do Instituto Eu Desperto.

Leia Também

Pare ou a Vida Lhe Para!

Quando não paramos para cuidar dos nossos sentimentos, do nosso interior, a vida nos para, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.