O oculto interno já existe em você, não precisa criá-lo, desenvolvê-lo, construí-lo, nada disso.
O que tem que ser feito é apenas procurá-lo.
Oculto no dicionário significa: subtraído à vista; escondido; ignorado; misterioso; entre outros termos. Perceba que oculto não significa que não existe e sim que existe, apenas não conseguimos ver ou sentir. Em uma conversa, quando uma pessoa lhe diz: “você não entende.” é por que ela sentiu algo e está tentando lhe expressar isso, mas você precisa primeiro sentir a mesma coisa para então entendê-la, só assim você vai poder dizer: “eu entendo”.
É assim que vou me expressar nesse texto, vou tentar expressar um sentimento que só vai entender se experimentar. Vou utilizar o termo — Oculto Interno — para lhe mostrar que existe algo que vai além da sua percepção, você ainda não consegue ver ou sentir porque sua atenção, sua solicitude está em outro lugar, a única maneira de você começar a experimentar isso é colocando sua percepção na direção do oculto.
Não tem como apenas explicar e logo a percepção aumentar, é preciso um pouco de “força” para ir entendendo aos poucos. É simplesmente impossível, você vai ter que ir experimentando aos poucos. Só passando por isso é que vai poder dizer: “eu entendo”. Assim entenderá o que é oculto interno.
Algo precisa ser explorado dentro de você, ele está ai dentro, mas você procura do lado de fora, lhe garanto que não tem nada fora que de satisfação, tá tudo dentro. É só o ponto de vista que precisa ser mudado para começar a olhar para a direção “certa”.
Tudo que existe nesse mundo são formas, quando digo forma, imagino que entenda o que estou falando com isso. Forma é tudo o que existe no nosso mundo: uma mesa; uma cadeira; seu computador; roupas; carro; etc. Tudo isso é forma, criamos todas elas de um jeito ou de outro, damos cor a forma; nome; valores; etc. Uma árvore ou uma flor também são formas, só que elas foram criadas pela natureza, porem nós seres humanos demos os nomes: árvore e flor. Além de colocarmos nomes nessas formas, também fazemos julgamentos sobre elas, falamos que são: grandes; pequenas; bonitas ou feias; boa ou ruim; etc. Basta pensar qualquer coisa sobre essa forma que já é “colocado” algo nelas que não é dela. Forma são as coisas que utilizamos na vida. Seu corpo é uma forma.
Você não é seu corpo, você é algo que tem dentro dele, a consciência por trás da forma, o espírito. Sabe essa voz ai na sua mente, essa que está lendo isso agora, essa voz não é sua consciência ela é apenas o pensamento se comunicando, está vendo com os olhos, mas ao mesmo tempo tem essa voz que é o pensamento. A consciência está atrás desse pensamento, ela é serena e silenciosa. Seus pensamentos já não são silenciosos, pelo contrário ficam o tempo todo “falando” já percebeu isso. Perceba, tente parar de pensar por um instante, quem sabe dez segundos, é um tempão acredite. Demora um tempo para conseguir fazer isso. Tente e me diga se conseguiu ficar esses dez segundos sem pensar, seja franco e verdadeiro, não se engane.
Seus pensamentos não param não é, sei como se sente, está tentando os fazer parar, mas não está conseguindo, é uma tortura não ter controle de sua mente. Sua atenção está onde seus pensamentos estão, seu estado de consciência está lá, aqui, ou ali. Entenda que sua atenção te mostra onde que se encontra seu estado de consciência. Diga-me onde está seu pensamento e lhe direi onde “você” se encontra.
Porque acha que muitas vezes é feito certas coisas no dia a dia e só depois percebe o que fez. É muito simples, faz isso aqui nesse momento, mas está pensando em outra coisa. Ou seja, não estava aqui completamente, só o corpo que estava. Seu pensamento estava lá na outra coisa, nesse estado de consciência podemos dizer que a pessoa está inconsciente, “dormindo”, está no piloto automático. Compreenda isso.
Para encontrar o oculto interior você precisa estar por inteiro quando estiver fazendo algo, isso significa que tem que estar com o corpo e o pensamento direcionados para o momento, em outro nível mais a diante, não terá a necessidade de pensar no momento, você apenas observa. Se você ficar pensando em outra coisa enquanto está fazendo algo, então estará em “dois lugares”, o corpo no presente e o pensamento no passado ou futuro.
Pode-se dizer que você perdeu o momento presente porque está inconsciente ou “pegou no sono”, como disse antes, você não é seu corpo. Estar por completo no momento é a única maneira de conseguir ver a realidade, só estando com a consciência presente, o estado de consciência deve estar ali junto do momento, só estando com sua atenção no presente é que poderá ver algo do que estou falando. Também não me entenda mal quando digo que você não é seu corpo, não é isso. Sua consciência habita o corpo, nesse momento ele faz parte de você, mas não é você. Só faz parte.
A maioria das pessoas que estão nesse caminho interior confundem muito o que é estar por inteiro no momento, elas acham que estar totalmente no presente significa estar com todo o seu passado ali também. Veja bem, não é isso que é estar por inteiro no momento presente, como pode estar como um todo no agora se está trazendo do passado tudo com você. Veja bem, não é isso.
“Estou aqui agora, tudo que passou na minha vida está aqui e agora comigo, todo meu passado está aqui comigo, meu nome é fulano; nasci no dia tal; tenho tantos filhos ou não; sou casado(a); meu trabalho é esse; gosto disso e daquilo; etc. Enfim, estou por inteiro.”
Perceba a ilusão da coisa toda. Estar por inteiro não é carregar seu passado ou tudo que faz parte de sua vida. Isso só lhe diz onde você está aqui nesse mundo e o que anda fazendo. Já está com o pensamento no passado e se ilude pensando que está por inteiro por trazer tudo do passado. Isso não é estar por inteiro, vá mais fundo, é o entendimento do processo do pensamento que vai te dizer o que é estar por inteiro.
Esse pensamento que fica pulando entre o passado e futuro é o “eu” falso, a voz que “controla” sua vida e seus movimentos é o que chamamos de ego. Ego é a casca que te envolve, ele existe para que possa viver de uma forma separada de todo o resto, o ego tem sua finalidade e ela é apenas para lhe dar a impressão da separação e de como as coisas são no mundo da forma, do programa. Quando entender isso, vai poder observar que, seu passado para o agora é só uma memória, ele não está mais lá, é uma ilusão. Você pode recomeçar tudo novamente, a partir desse instante, basta entender o que é a ilusão para começar ver melhor o oculto. Também não estou dizendo para tentar esquecer seu passado, também não é isso.
Se um adulto pergunta para uma criança de três anos, por exemplo: “O que você fez ontem?”, a criança pode responder: “ontem, o que é ontem?”.
A criança só vive no agora, no presente, ela não entende que ontem foi o dia anterior e o amanhã é o dia que virá, para ela é tudo uma coisa só. Basta olhar uma criança brincando e vai perceber que ela só está ocupada com o brinquedo, se o mundo fosse acabar amanhã e lhe fosse dito isso, lhe garanto que a criança iria brincar até o momento do final, enquanto você estaria em pânico. “As crianças vivem no reino dos céus”.
O oculto interno já existe em você, não precisa criá-lo, desenvolvê-lo, construí-lo, nada disso. O que tem que ser feito é apenas procurá-lo, veja bem: procurá-lo. Lembre-se — Oculto Interno — já existe, é apenas você que não sabe disso, não lembra, é apenas isso. Também não invente moda achando que esse estado de consciência é só para alguns, que só seres escolhidos é que alcançam esse conhecimento. Sim, não estamos no mesmo lugar da estrada, no mesmo degrau, mas isso não significa que você não pode encontrá-lo. Algumas pessoas que estão nessa busca me dizem que acham que só os escolhidos conseguem despertar e que precisa de ajuda de outro “ser”. Pensar assim é o mesmo que dizer que você precisa de outro “ser” para estar aqui e agora, é uma completa ilusão.
Quanta besteira, você é o escolhido. Todos são. Não tem esse negócio de escolhido, isso é uma fantasia que as pessoas criaram ao longo do tempo para dizer que pessoas despertas são especiais, e que encontrar isso é ser especial. Todos somos iguais em essência, todos somos especiais, a única diferença é que você tem feito uma escolha que até então não era essa. Agora que está na busca a “semente já foi plantada”, o que difere uns dos outros é que alguns plantaram essa semente um pouco antes que você. Talvez alguns anos, décadas, séculos, milênios, vai saber. Se estiver lendo isso é porque está na hora de ler, compreende…
Esse “eu” pensante que está agora ativo enquanto lê esse texto é o ego, precisamos dele para estar aqui nessa vida, sem ele você se torna unidade. O que é preciso entender é que além do pensamento, além dessa voz que está escutando, existe outro “ser”, um outro eu. O eu pensante é o ego. Agora perceba que por de trás da voz do pensamento, tem um “vazio”. Se der, feche os olhos e pergunte em pensamento: Qual será o próximo pensamento. Alguns segundos ficaram sem pensar, só um silêncio, perceba isso. Talvez tenha apenas a sensação de estar em uma escuridão, mas veja que tem algo diferente ali nesse espaço “vazio”. Isso é paz, é a porta do oculto interno.
Se preferir ficar com os olhos abertos, tente observar as coisas ao redor, não rotule as coisas, faça de conta que apenas são aquilo que são, olhe para algo e observe, só observe. Veja onde está agora, tente perceber que o pensamento te leva ou puxa para algum lugar que não é ai onde está.
Agora faça um pequeno exercício, mude o nome do objeto, por exemplo: um relógio, olhe para ele e diga que o nome dele agora é telefone. Experimente isso, veja a forma por de trás do nome, eu sei que ao olhar para o relógio e chamá-lo de telefone virá na sua mente a imagem do telefone, essa imagem só virá porque esse rotulo já está no seu programa, na sua mente, no seu ego. Mude casa para carro e vice versa, “vou agora dar uma volta com minha casa e logo mais vou voltar para o meu carro para tomar um banho e relaxar.” É só um nome que damos para a forma, vá além desse nome, veja a forma.
Entender o processo da mente é o caminho. Por que esse pensamento não para nunca, e se busca experimentar a paz ou “paz de espírito”, é necessário compreender o ego, quem é esse “eu” que não fica quieto um minuto.
O caminho para achar o oculto interno e despertar é esse, não tem outro caminho. É preciso olhar para dentro e estudar sua percepção. Onde está meu pensamento agora, observe ao redor de onde estiver, perceba os sons do ambiente, se localize. Talvez tenha um insight, um brilho do presente, esse estado de observação é ser, só olhe e escute, só observe, sinta a paz interna, sinta que existe uma presença além do pensamento.
A porta está aberta. Você só não vê porque essa poluição interna, esse barulho, essa vóz que é o pensamento não te permitem ver nem escutar. “Tem olhos, mas não veem, tem ouvidos, mas não ouvem”. Seu estado de consciência está no passado ou no futuro o tempo todo. Quanto mais você estudar isso e buscar entender o esse processo, mais perto você fica de entender que não tem nada oculto é só você que não percebe.
Quando essa ciência, esse conhecimento fizer parte da sua vida e esse caminho interior tiver iniciado, aos poucos você vai se conhecendo melhor, vai experimentando. Aquilo que era oculto agora começa a ganhar sentido e passa a ser conhecido.
Quando experimentar esse estado de consciência, acontece algo magnífico, sublime, um êxtase total. Quando esse “estalo” der… Quando sentir o self… Sua vida ganha um sentido real; você vai morrer e nascer novamente; terá a sensação de que acabou de chegar no planeta; sentirá um amor profundo que completa tudo. Esse caminho até o oculto interior poderá vir aos poucos com os insights ou de uma só vez como um bloco de informações e de sentimentos.
De repente você acorda no meio da noite assustado e percebe que era só um sonho sem sentido.
Que alívio, acordei.
Eu só posso lhe dizer que a sensação é algo mais ou menos assim… Transpessoal.
Há aqueles que não se lembram, mas eles não lembram que lembram.
Há aqueles que não se lembram, mas eles lembram que não se lembram.
Há aqueles que não se lembram, mas acham que lembram.
Há aqueles que se lembram, mas não lembram que lembram.
Há aqueles que se lembram, mas fingem que não lembram.
E há aqueles que se lembram, e lembram que eles lembram.
Esses que tem “Re-lembrado” totalmente se tornam Mais Uma Vez um Membro do Corpo de Deus.
Neale Donald Walsch
Adorei o testo é tudo que penso e acredito, vamos nos observar cada vez mais, obrigada Sandra.
Grato Sandra.
Tenha certeza que ao se observar internamente encontrará o caminho…
Abraço
Gregóryo, de que cidade é? Já ajudou diretamente pessoas a chegarem neste estado?
Olá Marcelo,
Atendo em Joinville SC, no menu Contato tem mais informações.
Já ajudei pessoas a chegarem em estados diferentes de consciência, cada um tem uma experiência e são níveis diferentes.
Grato.