Inicio / Blog / Autoconhecimento / Liberdade

Liberdade

A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua;

Existem homens presos na rua e livres na prisão.

É uma questão de consciência.

Gandhi

 

A quem diga que a liberdade só é conquistada quando se tem muito dinheiro e que se pode ir e vir de qualquer lugar que deseje. A quem diga que a liberdade só existe nos pensamentos. E alguns poucos, bem poucos, dizem que a liberdade só é possível quando se tem consciência de si mesmo.

Na minha opinião a liberdade nesse mundo é a soma dessas três coisas.

Vivemos no mundo físico e aqui se você tem dinheiro então pode comprar conhecimentos, pode pagar por cursos, pode comprar livros, pode pagar pelas viagens e hospedagens até o Resort do Osho em Puna na Índia, pode pagar para ficar de tempos em tempos em algum retiro espiritual mais próximo de onde se vive, e tudo isso somado é um grande conhecimento com experiências transformadoras que mudam a situação de vida de qualquer pessoa, pois muda algo interno.

liberdadeAqui o dinheiro é a energia que te permite se locomover de um lado para o outro, afinal até para deixar esse texto aqui no blog para você ler, é preciso de um computador, de internet e outras coisas que custam dinheiro.

Os pensamentos ficam dentro da sua cabeça e você pensa no que quiser, pensa em qualquer coisa que lhe de vontade. Pode se imaginar em diversas situações, pode viver o mundo dos sonhos apenas relaxado em uma cadeira confortável e ninguém nem imagina o que se passa com você.

Quando está em um grupo de amigos, cada um tem seus pensamentos uns sobre os outros, mas ninguém consegue ver os pensamentos dos outros, fica em segredo é particular, então o pensamento é um lugar livre onde se tem total liberdade, certo?

Errado.

Diga-me como é que você faz para ficar um minuto sem pensar. A verdade é que você não tem a resposta, se seus pensamentos são a tua única liberdade então porque não os faz parar. Se não consegue os fazer pararem então essa liberdade é uma “falsa-liberdade”, se fosse livre então diria: “Cala-te”, e o silêncio tomaria conta. Talvez você seja prisioneiro dos teus pensamentos e ainda não tenha percebido, talvez esses pensamentos nem sejam seus, sejam apenas um reflexo de tudo aquilo que vê e escuta o dia todo, é quase tudo inconsciente.

A televisão, rádio, revistas, internet, etc.  Tudo isso molda a forma que os pensamos se formam. Pense em uma maçã verde, daquelas bem verdinhas e suculentas, pense em uma nota de cinquenta reais. Viu só, esse pensamento foi induzido por mim em você, não foi seu propriamente dito, foi um reflexo de fora.

Aqueles que afirmam que a liberdade só se é possível através da consciência, esses estão querendo dizer que existe algo além do pensar, além do ego. A consciência é quem poderá lhe mostrar quem você É. A Consciência de si mesmo é a única liberdade que existe, pois é sabendo quem você é que lhe possibilitará ter liberdade aqui nesse mundo.

Quando tiver consciência, então poderá pensar, poderá pensar por si mesmo. Só tendo lucidez é que se é possível pensar conscientemente, pois desse momento em diante existe um novo nível de ser humano, que é o espiritual. Nesse nível a pessoa entende que as coisas que lhe cercam e as coisas que um dia lhe cercarão, vem de um resultado, de um conjunto de pensamentos que aconteceram consciente ou inconsciente em sua vida, é uma soma.

É desse instante para frente que a pessoa poderá então ter a Liberdade. Esse conhecimento de si mesmo, de saber que tudo é uma soma de algo interno, lhe dará a liberdade de escolher com consciência e lucidez, tudo aquilo que desejar.

Liberdade não é só poder escolher os pensamentos, mas escolher ficar em silêncio, só observando. Liberdade nesse nível nem se é preciso de muito dinheiro para tantas coisas, pois nem precisará mais de tantas… Quem precisava antes era o ego, e agora que o ego se tornou um subordinado você pode ignorá-lo.

Mas eu vejo uma soma em tudo isso, que é onde a verdadeira liberdade se encontra. É quando o ser humano não depende mais do relógio e nem do calendário, não precisa mais correr, pode agora caminhar. Pode escolher caminhar com ou sem muito dinheiro, sabe que o dinheiro pode lhe proporcionar diversos momentos de alegria, de divertimento, de compartilhamento, e isso tudo com abundância total. Sabe que a vida é rica e tudo que é material não lhe pertence, mas pode ser utilizado sempre que desejar,  e em breve partirá e tudo ficará para os que ainda permanecem.

Liberdade é poder, e poder só existe se puder levar consigo para todos os lugares. E esse poder só se é alcançado quando se entende quem É. Quer ser livre, então comece a caminhar na direção “certa”. Se conseguir experimentar a essência do Ser, então terá Liberdade. Liberdade para pensar com consciência, Liberdade para observar, Liberdade para escolher ser Rico ou não.

Ser rico materialmente sem consciência é o mesmo que ser pobre, só terá dinheiro nada mais. Os desejos virão e você suprirá sua vontade, até que vai chegar um momento que algo mais vai surgir, será um desejo diferente, que o dinheiro não pode comprar. Sentirá um vazio, um buraco dentro do si e não entenderá o que é, tem “tudo” ,mas parece que falta algo. Ser rico com consciência é uma escolha. Saber utilizar do dinheiro para lhe proporcionar momentos especiais com pessoas que deseje é algo maravilhoso.

Se você é rico materialmente, te sugiro que utilize desse dinheiro para que ele possa te ajudar a encontrar algo que ele mesmo, o dinheiro, não possa comprar. Utilize dele para isso e será rico eternamente e não apenas até o dia de sua morte física.

O melhor sentimento que as pessoas desse nível tem, é o de dar as outras pessoas aquilo que elas gostariam de receber no momento em questão, é tão bom ver a reação delas, essa é a sensação do “além-ego”. Você fica mais feliz por dar as coisas do que receber qualquer outra que seja, pois a sensação é outra, é divino. Sabe aquela sensação que se experimenta quando se da um presente para alguém que gosta? Quando a pessoa recebe o presente e tudo o que você almeja, é ver o sorriso da outra pessoa, é ver a sensação de surpresa e alegria dela?

Algo te preenche não é mesmo… Esse é o caminho… E da Liberdade também.

É uma questão de consciência.

 

 

 

Autor Gregóryo Franceschini

Parapsicólogo Clínico – Hipnotista – Ciêntista Mental – Professor de Autoconhecimento – Palestrante – Tecnólogo – Fundador do Instituto Eu Desperto.

Leia Também

Pare ou a Vida Lhe Para!

Quando não paramos para cuidar dos nossos sentimentos, do nosso interior, a vida nos para, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.